Para quem ainda não sabe, o marketplace é um modelo de negócio que vem se intensificando no Brasil desde 2012. Basicamente, ele é um shopping virtual e vem atraindo consumidores dos mais diferentes públicos.
Funciona exatamente como um shopping, só que na internet, onde diversas marcas e segmentos podem ser presentes em um só lugar.
A pergunta é: Será que esse modelo de negócio é tão poderoso assim?
Se você tem um negócio aqui na região de Manaus ou Amazonas, vai gostar de conhecer esse modelo de negócio. No entanto, antes de entrar com tudo, é bom conhecer quais são as vantagens e as desvantagens dele.
Vamos abrir o jogo com você.
Pontos positivos da Marketplace
Para você que está pensando em adotar a modalidade marketplace, é importante conhecer as vantagens que ele oferece:
Maior visibilidade
Talvez, uma das grandes vantagens desse modelo de negócio é a visibilidade que ele oferece. Isso porque, a entrega de informação vai depender da quantidade de visitas, ou seja, é algo totalmente escalável.
Se você tem uma procura alta dentro da plataforma, sua marca vai para as cabeças e ganha ainda mais visibilidade.
E mais, você ainda vai trabalhar dentro de plataformas que já são reconhecidas, como Mercado Livre, Americanas ou Amazon, que já recebem milhares de visitas todos os dias.
Custos reduzidos
Como você estará utilizando uma plataforma pronta, os custos são todos reduzidos, desde a manutenção, frete, marketing e etc.
Certamente, se você tivesse que arcar do zero com tudo, as chances de ter que desembolsar um valor ainda mais alto é bem grande.
Dentro da marketplace, normalmente, você acaba dividindo uma porcentagem em cima das vendas.
Maior chances de aumento de vendas
Obviamente, por atuar dentro de uma plataforma confiável, as chances de aumentar suas vendas são ainda maiores, uma vez que, o sistema é seguro e os usuários já tem familiaridade com ele.
Fator preço também o torna muito mais competitivo.
Pontos negativos de uma Marketplace
Como tudo, há também alguns pontos negativos que devem ser avaliados:
Dependência de recursos
Esse é um dos principais problemas, se você só vende através de uma plataforma, no dia em que ela estiver fora do ar, com algum problema ou mesmo resolver fechar as postas, seu negócio terá um grande problema.
Você também ficará refém dos aumentos de taxas, comissão e qualquer outra novidade que ela deseje implementar.
Atrapalha o posicionamento da marca
Não tem jeito, dentro de uma marketplace, sua marca acaba não ganhando o destaque que deveria e com isso, perde bastante a independência dela.
Se por um lado, os lucros são positivos, por outro, não conseguir caminhar sozinho, de forma independente pode afetar seu negócio, não acha?
Nesse momento, vale a pena colocar na balança e ver se realmente, não é possível usar duas possibilidades.
Nós, podemos auxiliar você nisso!
Entendemos bastante de marketplace, mas também podemos ajudar você a vender de forma independente.
Entre em contato conosco.