A sigla SEO é uma abreviação para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca.
Na prática, é um conjunto de técnicas usadas para colocar o seu site em vantagem nos motores de busca da web, gerando maior tráfego.
O SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital. A maioria das empresas já percebeu a importância desse recurso, pois ele gera leads e vendas de modo orgânico. Ou seja, é a forma mais eficiente de ser encontrado por futuros clientes.
De acordo com dados do Internet Live Stats, em 2020, o Google processa mais de 5 milhões de pesquisas diariamente, o que representa uma média de 57 mil pesquisas por segundo.
Como fazer meu site aparecer no Google?
Essa é a pergunta que muita gente faz – e inclusive busca no Google. Por isso, a Porto Agência listou aqui algumas formas de lhe ajudar a entender o assunto e ficar bem posicionado no ranking do Google.
Estratégias de SEO
- Planejamento e definição de objetivos: como qualquer estratégia, o primeiro passo é planejar e definir os objetivos. A partir deles, você identifica suas metas e estabelece seu público-alvo.
- Conhecer os motores de busca: é fundamental entender as ferramentas utilizadas pelos mecanismos de busca.
- Produzir conteúdo relevante: fornecer informações úteis é essencial e o texto precisa ter ritmo de leitura, linguagem adequada, com conteúdo agradável visualmente, adaptável a dispositivos móveis, consistente e apresentando links de referências.
- Investir no SEO profissionalizado: para atingir os objetivos e implantar a estratégia com eficiência, é preciso investir na profissionalização, seja em cursos de formação em SEO ou na contratação de um serviço especializado.
Vantagens do SEO para minha empresa
Considerado uma das grandes referências atuais do marketing digital, o empreendedor Neil Patel listou 5 benefícios e vantagens para as empresas que adotam o SEO:
- SEO pode aumentar seu tráfego: com um site amigável, cheio de publicações relevantes, as chances de o Google indicá-lo para quem busca algo relacionado ao tema são maiores.
- Geração de leads: você já sabe que grande parte dos visitantes do seu site chega através dos mecanismos de busca. Ao se posicionar bem nessas plataformas, você atrai uma grande quantidade de leads em potencial.
- Aumento nas vendas: apostar em SEO aumenta o número de visitas em sua página, atraindo clientes em potencial – o que, consequentemente, pode aumentar o número de vendas, trazendo o retorno após seu investimento na estratégia.
- SEO influência na decisão de compra: uma pesquisa da agência Conversion revelou que 77% dos consumidores confiam mais em busca orgânica que em links patrocinados.
- A reputação da marca é fortalecida: com a criação de conteúdo relevante e bom posicionamento nos mecanismos de busca, seu site se torna uma referência, demonstrando autoridade e fortalecendo a marca.
Agora que você já sabe mais sobre a importância da estratégia do SEO, mãos à obra! Transforme seu site em uma referência e fique no topo do Google. Adotando essa ferramenta, você estará sempre à frente dos seus concorrentes!
A Porto Agência pode te ajudar a chegar no topo! Nossa equipe conta com especialistas em estratégias digitais, incluindo o SEO, que vão fazer a diferença no seu negócio!
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